Clareamento Íntimo 01_edited.jpg

PEELING ou CLAREAMENTO ÍNTIMO FEMININO

Olá Meninas... tudo bem com vocês?

Esperamos que sim!

Hoje vamos falar um pouco sobre um método considerado seguro, eficaz e altamente difundido na estética médica – o Peeling e neste caso o Clareamento vaginal ou Clareamento Íntimo. Usamos técnicas já testadas por dermatologistas do peeling para rosto.

Sabemos que viver em sociedade além de ser parte de nossa condição humana, nos proporcionam várias formas de evolução. Mas também faz parte desta evolução a exposição a certas tendências de comportamento social. Entretanto, devemos ter sempre em mente que - independentemente de nossa idade ou mesmo condição social - o mais importante é que tenhamos sempre uma meta: viver bem, saudáveis e com a melhor qualidade de vida possível. Toda vez que olhamos para nossas necessidades com carinho proporcionamos um bem estar e melhoramos nossa autoestima. Nós precisamos cuidar de nossa saúde física e mental para nós mesmas e não para agradar a outros ou seguir tão somente os atuais padrões de beleza, não é mesmo?

Aqui também vale ressaltar que, como todas as partes de nosso corpo, não existe genitália ou região íntima perfeita, muito menos uma forma, tamanho ou cor ideal, pois cada uma têm suas próprias características específicas. Além da saúde, o que existe é, estou ou não confortável com esta parte do meu corpo? Se não estou, que tal procurar resolver este desconforto? E se está ruim, porque não buscar solução?

Nossa região íntima é uma área muito sensível e pode escurecer por conta das agressões externas. Algumas destas agressões podem ser sanadas com mudanças de comportamentos simples e sem custo. Outras podem requerer um pouco mais de dedicação. De qualquer forma, estamos aqui para poder auxiliar você nesta transformação de hábitos em busca de uma melhor qualidade de vida.

Existem várias técnicas que isoladas ou combinadas contribuem para clarear a região íntima. Dentre as técnicas temos o laser, o peeling químico, o microagulhamento, entre outras. Na consulta de avaliação será definida a melhor técnica a ser usada de acordo com as queixas da paciente, bem como suas expectativas. 

Mas, o que é o Peeling Íntimo?

O Clareamento Vaginal ou Peeling Íntimo consiste em um conjunto de procedimentos estéticos empregados por médico capacitado para tratar o escurecimento da pele nessa região. Após avaliação criteriosa do médico, serão realizados alguns procedimentos em ambulatório e também em casa utilizando produtos clareadores seguros que irão atuar na fase aguda. Ao mesmo tempo, este médico irá orientar a paciente quanto ao conjunto de possíveis mudanças de comportamento que ela deverá seguir para obter o resultado desejado e, na medida do possível, manter este resultado.

Assim como ocorre com o laser vaginal, o clareamento íntimo vem sendo usado de forma comprovada atuando como terapia não invasiva de auxílio na busca ou manutenção da qualidade de vida das mulheres. Saiba mais o laser vaginal clicando neste link.

Principais causas deste escurecimento da região íntima:

  • Gestação;

  • Obesidade;

  • Diabetes;

  • Infecções de repetição;

  • Alterações hormonais;

  • Uso de roupas apertadas e de tecido grosso;

  • Depilação com cera ou lâmina.

 

Dicas para evitar o escurecimento da região íntima:

Sempre que possível, use roupas de tecido mais fino, folgadas, de cores mais claras e, de preferência tendo em sua composição o algodão. Desta forma serão evitados atritos desnecessários e também proporcionará um menor aquecimento nesta região.

4.2 Clareamento - 2 Mulher no Espelho.jpg

Evite o uso de lâminas de corte ou cera quente para depilação, pois estes procedimentos provocam reações inflamatórias locais, podendo contribuir para o aumento da pigmentação e escurecimento da região. Os tipos de depilação ideais são à laser ou foto depilação, pois estes procedimentos além de não causarem o escurecimento, irão contribuir para o início do clareamento da região. 

 

Quais as Indicações para o Peeling íntimo?

A partir dos 20 anos a paciente poderá iniciar seções de clareamento íntimo, sendo indicado a partir da queixa da paciente. E na consulta de avaliação iremos conversar como podemos lhe ajudar, sempre levando em conta a queixa e suas expectativas.

E se este escurecimento lhe incomoda podemos avaliar seu caso dentre as opções já mencionadas no início deste post. Lembrando que é um conjunto de ações a serem feitas, pois este escurecimento pode ter mais de um fator preponderante. Avaliar e tratar sempre com profissionais capacitados é primordial – busque pela saúde, segurança e satisfação. 

4.2 Clareamento - 3 Mulher Lingerie Preta.jpg

E como Ginecologista e Obstetra minha missão é cuidar da saúde íntima da mulher e tenho nos últimos anos me dedicado a aprender técnicas que possam trazer não só a saúde, mas a melhora da autoestima para minhas pacientes.

 

Contraindicações ao Peeling íntimo:

Caso você tenha desenvolvido o escurecimento das partes íntimas devido a alguma das causas acima descritas, antes de iniciar as sessões de clareamento é necessário corrigir a fator causal.

E em caso de presença de lesão em pele na área a ser tratada, só poderá iniciar ou continuar o tratamento após término deste tratamento.

Lembre-se que as menores de 20 anos e as gestantes não podem fazer durante estas condições. 

Quais benefícios e resultados esperados após realização deste procedimento?

Após o término das seções, observamos em nossas pacientes que se submeteram ao procedimento uma melhora bastante significativa sobretudo da auto confiança e auto estima perdida no decorrer dos anos. 

O tratamento irá promover uma sensível melhora na cor e textura da pele, trazendo um aspecto mais claro e uniforme. Esta melhora acontece devido ao controle na pigmentação da pele e estímulo de produção de colágeno, melhorando o aspecto geral da região tratada.

Quanto tempo durante e após o término do clareamento íntimo posso me expor ao sol em piscina ou praia?

Esta pergunta é recorrente no dia-a-dia do consultório e acho que é muito relevante. Afinal, o ideal é que sempre busquemos viver o quanto “mais normal possível”, ou seja, sem limitações. Mas este é um momento bastante seu, onde estaremos buscando resgatar sua autoestima e precisamos de um pouquinho de dedicação. Mas, calma, não é nada complicado! 

O ideal evitar a exposição ao sol ou piscina durante o tratamento por completo. Ao término, a exposição moderada poderá ocorrer após 15 dias, lembrando-se sempre de estar usando protetor solar.

 

Quanto custa o tratamento em consultório?

O valor é variável, pois o tratamento é personalizado e às vezes com necessidade de combinação de técnicas. Na sua consulta de avaliação será apresentado o plano de tratamento e os valores.

Leia também sobre o laser vaginal clicando neste link.

Muito obrigada por ter me acompanhado neste post até aqui!

4.2 Clareamento - 4 Senhora Loira de Costas.jpg

E se gostou deste conteúdo, compartilhe este conhecimento para que Eu e Você juntas possamos ajudar outras pessoas a buscar ou manter nossa qualidade de vida.

Dra Karla Frota

Ginecologia; Obstetrícia; Sexualidade; Laser e Peeling Íntimos

CRM DF  -  16765