O EXAME PAPANICOLAU OU SIMPLESMENTE PREVENÇÃO
O exame Papanicolau ou como é mais conhecido, prevenção é um exame que deve estar presente na vida das mulheres que já tiveram relações sexuais, estando ativas ou não. Cada vez mais há estudos que comprovam a eficácia deste exame. Sua importância se encontra na detecção precoce do câncer de colo de útero e muitas vezes detectando lesões pré-cancerígenas. Ele permite a ação rápida e cura até mesmo antes do câncer surgir. Além disso, pode-se durante o exame suspeitar e tratar infecções vaginais como tricomoníase e candidíase.
De acordo com as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero lançadas pelo Instituto de Câncer - Inca em 2011, devem se submeter ao exame mulheres até os 64 anos, salvo exceções apontadas pelo ginecologista.
Recomenda-se que este exame seja realizado anualmente, mas caso haja alteração em seu resultado, novos exames podem ser solicitados em períodos inferiores.
Para obter uma boa eficácia do exame, a mulher deve adotar os seguintes cuidados básicos 48 horas antes:
# Não usar creme e/ou óvulo vaginal;
# Não utilizar ducha na região e não fazer lavagem interna;
# Não realizar exame ginecológico com toque;
# Não realizar ultrassonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve;
# Não estar menstruada, e nem próximo do período menstrual;
# Não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.
Ao realizar o exame com seu profissional de confiança, a mulher estará certamente menos susceptível ao câncer de colo de útero e outras doenças graves.
Dra Karla Frota
Ginecologia; Obstetrícia; Sexualidade; Laser e Peeling Íntimos
CRM DF - 16765