A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS

A Síndrome dos Ovários Policísticos - SOP é uma condição feminina muito comum, mas nem sempre com diagnóstico fácil. Ela pode se manifestar desde a primeira menstruação e se manter por todo o período reprodutivo.

Para que o diagnóstico seja conclusivo, pelo menos dois sintomas dentre os abaixo citados devem ser identificados:

• Irregularidade menstrual;

• Acne e pelos em locais que não deveriam estar presentes em mulheres;

• Elevação dos níveis de hormônios masculinos no exame de sangue;

• Presença de vários pequenos cistos nos ovários ao exame de ultrassonografia.

Estas alterações são causadas devido a distúrbios hormonais que podem contribuir para obesidade, infertilidade, risco de diabetes, hipertensão e distúrbios cardiovasculares. O Ginecologista é o profissional mais capacitado para o diagnóstico e orientação no tratamento. Esta síndrome apesar de não ter cura, tem remissão dos sintomas de forma relativamente simples.

Apesar de a SOP poder levar à infertilidade nos casos mais graves, a paciente portadora desta condição pode sim manter uma vida normal e até mesmo conseguir engravidar. Basta seguir algumas orientações buscando a mudança no estilo de vida que consiste basicamente:

• Prática regular de atividade física;

• Perda de peso de maneira saudável e gradativa;

• Aumento da ingestão de água mesmo nos dias que não praticar atividade física;

• Aumento do consumo de frutas, verduras e legumes ricos em fibras, dando preferência à ingestão sempre que possível com casca;

• Redução gradativa da ingestão de açúcares, principalmente os brancos e refinados.

• Redução e controle da ingesta de carboidratos principalmente os brancos na dieta, dando preferência aos carboidratos integrais por serem mais saudáveis devido ao baixo índice glicêmico.

Todos estes detalhes da alimentação podem ser melhor esclarecidos pelo ginecologista com o auxílio do nutricionista de sua confiança.

Dra Karla Frota

Ginecologia; Obstetrícia; Sexualidade; Laser e Peeling Íntimos