O EXAME PAPANICOLAU OU SIMPLESMENTE PREVENÇÃO

O exame Papanicolau ou como é mais conhecido, prevenção é um exame que deve estar presente na vida das mulheres que já tiveram relações sexuais, estando ativas ou não. Cada vez mais há estudos que comprovam a eficácia deste exame. Sua importância se encontra na detecção precoce do câncer de colo de útero e muitas vezes detectando lesões pré-cancerígenas. Ele permite a ação rápida e cura até mesmo antes do câncer surgir. Além disso, pode-se durante o exame suspeitar e tratar infecções vaginais como tricomoníase e candidíase.

De acordo com as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero lançadas pelo Instituto de Câncer - Inca em 2011, devem se submeter ao exame mulheres até os 64 anos, salvo exceções apontadas pelo ginecologista.

Recomenda-se que este exame seja realizado anualmente, mas caso haja alteração em seu resultado, novos exames podem ser solicitados em períodos inferiores.

Para obter uma boa eficácia do exame, a mulher deve adotar os seguintes cuidados básicos 48 horas antes:

# Não usar creme e/ou óvulo vaginal;

# Não utilizar ducha na região e não fazer lavagem interna;

# Não realizar exame ginecológico com toque;

# Não realizar ultrassonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve;

# Não estar menstruada, e nem próximo do período menstrual;

# Não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.

Ao realizar o exame com seu profissional de confiança, a mulher estará certamente menos susceptível ao câncer de colo de útero e outras doenças graves.

Dra Karla Frota

Ginecologia, Obstetrícia e Sexualidade

CRM - DF 16765