PLANEJANDO A GRAVIDEZ

O Planejamento de uma gravidez é um momento muito importante na vida do casal. Por isso orientamos as mulheres que desejam engravidar que busquem orientação do seu ginecologista/obstetra pelo menos 3 meses antes de interromper o método contraceptivo usado. Estar saudável aumenta as chances de ter uma gestação sem complicações.

Mas antes de marcar a consulta com seu médico (a), converse com seu companheiro. Ter um filho (a) é uma responsabilidade que envolve o casal. Então os dois tem que concordar com a decisão de terem esta nova vida na família. Um filho que chega em um ambiente harmônico e alegre, vai trazer mais harmonia e alegria. Mas se tiver problemas conjugais, estes podem ser intensificados.

Procure seu dentista

Antes mesmo de ir ao ginecologista vale a pena uma passadinha no dentista. A gravidez pode trazer maior sensibilidade oral e se for sanada ou controlada antes não trará muitos problemas. Além disso, caso tenha algum tratamento a ser feito é mais prudente ser feito antes, pois nem todos os problemas odontológicos poderão ser resolvidos durante a gestação.

Exames pré-gestacionais

A consulta 3 meses antes de parar o método contraceptivo é chamada de pré-gestacional. Nela serão solicitados exames específicos que servirão de auxílio nas orientações. Também será avaliada a condição de alimentação e atividade física atual.

Alguns hábitos como cigarro e álcool, caso existam, precisam ser modificados. O cigarro diminui as chances de engravidar. Seu consumo atrapalha o desenvolvimento do bebê e aumentam as chances de o bebê nascer antes do tempo previsto e com baixo peso. Então, pare o mais rápido possível. Já o álcool atrapalha o crescimento e a formação do coração.

Estar no peso ideal para a altura é sempre o mais desejado quando se pensa em gravidez, pois irá garantir uma gestação mais saudável. Mas o ganho de peso durante a gestação também deve ser controlado. Com estas condutas diminuímos a chance de surgirem estrias, pressão alta na gestação e diabetes gestacional.

Com estas condutas diminuímos a chance de surgirem estrias, pressão alta na gestação e diabetes gestacional.

Mas para garantir o peso ideal e a manutenção dele durante a gestação precisamos de atividade física e alimentação saudável. Marque também uma consulta com a nutricionista para uma orientação mesmo antes de engravidar e mantenha o acompanhamento durante a gestação.

Posso fazer atividade física estando grávida?

Sim, a atividade física é muito saudável na gestação, pois contribui na redução de desconfortos que podem surgir na gravidez como dores nas costas e nas pernas. A prática regular de atividade física também ajuda no controle de peso, evitando o surgimento de complicações como: diabetes e pressão alta gestacionais.

Posso fazer qualquer atividade física?

Quem já pratica atividade física pode manter as modalidades já praticadas, desde que não tenham risco de queda e não exijam muito equilíbrio, pois este se encontra prejudicado durante a gestação. Mas quem não faz atividade física, recomenda-se iniciar algo mais leve. O pilates é uma modalidade que pode ser feita por quem já pratica atividade física e quem está iniciando. A maior vantagem desta atividade é ajudar a preparar a musculatura para o Parto Normal. A prática desta modalidade esportiva também auxilia no controle do peso e sensação de bem-estar.

Existe alguma medicação que preciso tomar antes de engravidar?

Sim. Normalmente é prescrita medicação para redução do risco de má-formação do bebê. Mas após exames, podem ser prescritas outras medicações.

Feito tudo isso, já poderá tentar engravidar e em breve nos veremos no pré-natal!

Dra Karla Frota

Ginecologia; Obstetrícia; Sexualidade; Laser e Clareamento Íntimos

CRM DF  -  16765