ANTICONCEPCIONAIS DIMINUEM A LIBIDO. MITO OU VERDADE?

A libido é uma energia de vida e sexual. Para que estejamos com nossa libido em harmonia precisamos também que muitas outras partes na nossa vida também estejam harmonizadas. Não quer dizer que a vida tenha que estar perfeita, ou seja sem problemas ou dificuldades.

Mas, quando houver dificuldades estas estejam relativamente sob controle, pois os problemas na libido podem ser multifatoriais tais como: depressão, ansiedade, estresse, problemas conjugais, dificuldades no trabalho, uso de medicações antidepressivas, a presença de doenças como hipertensão e diabetes, problemas hormonais e o uso de anticoncepcional.

Sim, alguns anticoncepcionais podem reduzir a libido por alterar a parte hormonal e/ou interferir na lubrificação vaginal. Mas temos hoje algumas combinações de anticoncepcionais que por sua particularidade hormonal não altera a libido e podem ainda melhorá-la. Nesses casos é prudente agendar uma consulta com seu ginecologista. Recomenda-se que este profissional tenha conhecimento na questão sexual para uma avaliação direcionada deste caso e, sendo necessária, sua troca.

Há outros métodos contraceptivos que também não interferem na libido quando a causa é apenas o uso do anticoncepcional. São os chamados métodos intrauterinos. Podemos citar o Diu de Cobre, Diu Mirena e o mais novo Kyleena. São métodos seguros do ponto de vista ginecológico e sexual. Com estas três possibilidades de diu podemos indicar o uso do diu mesmo em úteros pequenos que não cabiam o diu de cobre e o Mirena. O diu Kyleena é uma versão menor em relação aos demais e com menor dosagem hormonal que o Mirena. Estas características conferem ao Kyleena menores efeitos colaterais e a possibilidade de uso por mais mulheres, incluindo as adolescentes que nunca engravidaram.

Desta forma, podemos dizer que a falta ou diminuição da libido é uma condição multifatorial que deve ser avaliada caso a caso. Um ginecologista com conhecimento em sexualidade consegue avaliar e contribuir com orientações de como melhorar e até mesmo resgatar a energia vital e sexual.

Portanto, busque ajuda sempre que precisar. Não sofra sozinha ou em silêncio, pois juntas podemos buscar uma solução!

Dra Karla Frota

Ginecologia; Obstetrícia; Sexualidade; Laser e Clareamento Íntimos

CRM DF  -  16765