A CONSULTA GINECOLÓGICA DA MULHER ADULTA

O ginecologista é o médico da mulher em todas as etapas de sua vida. E nesta missão ele se torna o responsável pela saúde da mulher em todos os seus aspectos. Desta forma, a mulher adulta e que já tem vida sexual, precisa comparecer ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, ou a qualquer momento caso surja algum desconforto.

 

Na consulta anual de rotina serão avaliados aspectos da saúde física e emocional, coleta de prevenção (papanicolau) e solicitação dos exames anuais de imagem e laboratoriais indicados a partir da história clínica e antecedentes familiares. Outros aspectos tal qual a práticas de atividades físicas, dentre outros, também poderão ser avaliados.

 

Até os 40 anos o rastreamento de câncer de mama é feito através da ecografia mamária, exceto em casos selecionamos e de acordo com o risco familiar. A partir dos 40 anos este rastreamento é feito através de um exame chamado Mamografia.

 

Entre 40 e 65 anos podemos ter a chegada da menopausa. E, antes da sua chegada propriamente dita, passaremos por um período chamado climatério. Neste período teremos características próprias e que são comentadas com mais detalhes no texto sobre climatério e menopausa. Clique aqui é acesse o texto.

A partir dos 50 anos começamos a rastrear também o câncer de intestino por meio da colonoscopia. Apesar do incômodo do preparo do exame, é um exame muito rápido e importante. Caso não seja necessário durante o exame nenhuma biópsia, a periodicidade do exame poderá ser de 5 anos. Mas sendo necessária biópsia esta periodicidade poderá diminuir, a depender do resultado encontrado.

 

Além de todos esses protocolos a serem seguidos em cada faixa etária, a consulta de rotina também é o momento para conversar sobre diversos assuntos. Abordaremos sobre os principais métodos contraceptivos, mas também poderemos conversar sobre sexualidade, filhos e outros vários assuntos correlatos. Ressalto sempre às minhas pacientes que a demanda será sempre delas, de acordo com suas necessidades e curiosidades. Desta forma, quando você for ao ginecologista, aproveite também para levar suas dúvidas!

Dra Karla Frota

Ginecologia,  Obstetrícia e  Sexualidade

CRM DF  -  16765